Siga a folha

Entidades de servidores criticam decisão de Mario Frias de controlar redes sociais de órgãos da Cultura

Segundo o Fórum da Cultura, tal medida 'pode ser considerada um avanço do autoritarismo e da censura'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Fórum da Cultura, que reúne associações de servidores federais da cultura, vai divulgar uma nota criticando a decisão do secretário Mario Frias de controlar redes sociais de todos os órgãos vinculados à pasta.

E​m ofício enviado na última sexta (4) às instituições vinculadas à Secretaria Especial da Cultura, Frias informou que todos os posts em redes sociais, sites e portais oficiais deverão ser previamente enviados ao secretário, para que ele avalie e, se for o caso, autorize o material.

Editais, chamamentos públicos e outros instrumentos como acordos de cooperação também deverão ser previamente remetidos à secretaria.

Segundo o Fórum da Cultura, "a medida do secretário de submeter os órgãos culturais a um crivo antes de publicaram seus materiais, pode ser considerado um avanço do autoritarismo e da censura".

Isso porque "cria o afunilamento na tomada de decisão e tira a autonomia das autarquias na medida em que ele toma para si o direito ao possível veto de atividades específicas para as quais os gestores foram selecionados e indicados", segue o texto.

"É também um entrave para a circulação de conhecimento que tem sido desenvolvida por vários servidores e intensificada neste momento de distanciamento social, onde o uso das redes sociais foi a solução encontrada por muitos para garantir as atividades voltadas para os públicos de cada autarquia e suas unidades administrativas", diz o documento.

O texto é assinado pelas entidades Aspac (Associação dos Servidores Públicos da Ancine), Asminc (Associação de Servidores do Ministério da Cultura), Asserte (Associação de Servidores da Funarte), Acasa (Associação dos Servidores da Fundação Casa de Rui Barbosa) e Asbn (Associação de Servidores da Fundação Biblioteca Nacional).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas