Siga a folha

Novos casos de síndrome respiratória em Paraisópolis trazem 'déjà-vu', diz líder comunitário

Ambulâncias da comunidade registraram aumento de chamadas para casos do tipo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As mortes de dois moradores de Paraisópolis que apresentaram sintomas de síndrome respiratória e o aumento no número de casos do tipo na comunidade traz “uma sensação de déjà-vu”, diz o presidente da associação de moradores daquela região, Gilson Rodrigues, referindo-se a uma eventual segunda onda de Covid-19.

MUTIRÃO 

A entidade já prepara uma ação para doar 120 mil máscaras e 150 totens com spray de álcool em gel para residentes e comerciantes da comunidade.

SOS 

Rodrigues relata que de 3 a 17 de novembro as ambulâncias contratadas pela entidade para atender a comunidade na pandemia receberam 128 chamados, sendo 90 para episódios de síndromes respiratórias. Em setembro, a média de registros desses casos foi de 7 por semana. Em outubro, em torno de 13 semanais.

SOS 2 

Ainda segundo o líder comunitário, uma mulher de 38 anos morreu na quinta (19) após solicitar uma das ambulâncias por apresentar desconforto respiratório. Ele afirma que ela foi atendida na AMA Paraisópolis, depois liberada e voltou para casa, onde veio a óbito. Antes, uma idosa de 76 anos morreu com quadro de pneumonia. Nenhum dos dois casos têm confirmação de Covid-19 ainda.

APOIO 

“Estamos muito preocupados, principalmente em um momento em que se fala em um ‘novo normal’, no qual a população está mais relaxada e a ajuda não está mais chegando”, afirma Rodrigues. “Estão começando a evitar as máscaras. Não temos ações do governo e precisamos que as pessoas nos ajudem a nos manter.”

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas