Siga a folha

Capital paulista registra queda de até 90% nos casos de infecção hospitalar em 14 anos

Dados são da Secretaria Municipal de Saúde

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O número de casos de infecção hospitalar na da capital paulista caiu 90,4% em 14 anos. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde e dizem respeito ao período entre 2005 e 2019 —levantamento mais recente. Os dados consideram hospitais públicos e privados com UTI para adultos na cidade de São Paulo.

Segundo a pasta, os casos de infecção primária da corrente sanguínea caíram, em média, 90,4%. Os de infecção do trato urinário associada ao uso de cateter vesical de demora, 74,6%, e os de pneumonia associada a ventilação mecânica apresentaram queda de 63,1%, em 126 hospitais públicos e privados com UTI adulto localizados na capital.

A secretaria atribui a redução à melhor educação sobre o assunto, ao treinamento e à capacitação de profissionais da área realizados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de cada hospital, além de ações desenvolvidas pelo Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar (NMCIH), da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas