Siga a folha

Haddad se reúne com movimento negro para discutir políticas de combate ao racismo estrutural

Encontro ocorreu em SP e teve a presença de Douglas Belchior, Sheila de Carvalho e Bianca Santana

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) se reuniu na última semana com representantes do movimento negro para discutir a construção de políticas públicas para o combate ao racismo estrutural e a agenda do segmento em São Paulo.

Estiveram presentes o cofundador da Uneafro Brasil Douglas Belchior, a advogada Sheila de Carvalho e a escritora Bianca Santana, também ligadas à Uneafro, e o membro da direção nacional do PT Vitor Quarenta.

O ex-prefeito Fernando Haddad e o cofundador da Uneafro Brasil Douglas Belchior, em São Paulo - Divulgação

A advogada Sheila de Carvalho diz que os participantes discutiram a possibilidade de um novo projeto político para o Brasil, que tenha a agenda racial como ponto de partida. "Em um país onde temos a maioria negra, e são as pessoas negras aquelas que estão mais privadas do acesso ao direito, aos serviços públicos, à cidadania, é fundamental que a agenda do racismo estrutural ocupe um espaço de centralidade", afirma Sheila de Carvalho.

"[O encontro] Foi muito importante para que a gente consiga criar novos caminhos em conjunto e consiga pensar novas formas de desenvolver uma agenda que há muito tem sido negligenciada pelo poder público, por governantes e pelos próprios partidos", segue a advogada.

Da esquerda para a direita, Vitor Quarenta, Marco Aurélio de Carvalho, Fernando Haddad, Douglas Belchior, Sheila de Carvalho e Bianca Santana - Divulgação

O encontro durou cerca de quatro horas e ocorreu no escritório do advogado e coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, na capital paulista. Na ocasião, foi entregue a Haddad um exemplar do livro "Uneafro: 12 Anos de Luta", que conta a história da entidade.

A Uneafro integra a Coalizão Negra por Direitos, que tem capitaneado, ao lado das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, a organização de protestos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por mais vacinas contra a Covid-19 e pelo auxílio emergencial.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas