Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

São Paulo segue sem registro de caso autóctone da variante indiana

Linhagem, que desperta preocupação no mundo, responde por 0,1% dos casos sequenciados e foi identificada em apenas um homem --que estava de passagem pelo aeroporto de Guarulhos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O estado de São Paulo segue praticamente invicto em relação à variante Delta do coronavírus, identificada primeiro na Índia. Apenas um caso foi até agora sequenciado no território paulista, e o homem infectado estava apenas de passagem. Ele chegou do exterior, fez exame no laboratório do aeroporto de Guarulhos e embarcou no mesmo dia para o Rio de Janeiro.

O estado não registrou ainda caso autóctone dessa linhagem, quando a transmissão se dá no próprio território.

Do total de variantes de atenção, o caso da Delta identificado em SP corresponde a 0,1% do total de comunicados ao Gisaid, banco mundial de sequências genéticas.

Com cerca de 6.096 casos até a segunda (28), a variante Gamma, identificada pela primeira vez em Manaus, é predominante e responde até agora por 82,13% dos casos notificados ao Gisaid; em seguida vem a Alpha, do Reino Unido (298 sequências, ou 3,9% do total), e depois a Beta, da África do Sul (3 casos, ou 0,29% do total).

O Brasil registrou até agora 11 casos de infecção pela variante Delta, com duas mortes.

O epidemiologista Adriano Abbud, que dirite o centro de respostas rápidas do Instituto Adolfo Lutz, diz que uma das hipóteses para a linhagem indiana ainda estar contida é a de que a variante de Manaus tenha "uma vantagem evolutiva em relação às outras, disseminando-se de forma mais eficiente que as demais".

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas