Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Haddad se reúne com movimento negro para discutir políticas de combate ao racismo estrutural

Encontro ocorreu em SP e teve a presença de Douglas Belchior, Sheila de Carvalho e Bianca Santana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) se reuniu na última semana com representantes do movimento negro para discutir a construção de políticas públicas para o combate ao racismo estrutural e a agenda do segmento em São Paulo.

Estiveram presentes o cofundador da Uneafro Brasil Douglas Belchior, a advogada Sheila de Carvalho e a escritora Bianca Santana, também ligadas à Uneafro, e o membro da direção nacional do PT Vitor Quarenta.

O ex-prefeito e pré-candidato do PT a governador de São Paulo, Fernando Haddad, e o cofundador da Uneafro Brasil Douglas Belchior (PSOL), em encontro para debater racismo - Divulgação

A advogada Sheila de Carvalho diz que os participantes discutiram a possibilidade de um novo projeto político para o Brasil, que tenha a agenda racial como ponto de partida. "Em um país onde temos a maioria negra, e são as pessoas negras aquelas que estão mais privadas do acesso ao direito, aos serviços públicos, à cidadania, é fundamental que a agenda do racismo estrutural ocupe um espaço de centralidade", afirma Sheila de Carvalho.

"[O encontro] Foi muito importante para que a gente consiga criar novos caminhos em conjunto e consiga pensar novas formas de desenvolver uma agenda que há muito tem sido negligenciada pelo poder público, por governantes e pelos próprios partidos", segue a advogada.

Da esquerda para a direita, Vitor Quarenta, Marco Aurélio de Carvalho, Fernando Haddad, Douglas Belchior, Sheila de Carvalho e Bianca Santana - Divulgação

O encontro durou cerca de quatro horas e ocorreu no escritório do advogado e coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, na capital paulista. Na ocasião, foi entregue a Haddad um exemplar do livro "Uneafro: 12 Anos de Luta", que conta a história da entidade.

A Uneafro integra a Coalizão Negra por Direitos, que tem capitaneado, ao lado das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, a organização de protestos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por mais vacinas contra a Covid-19 e pelo auxílio emergencial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.