Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Mais da metade dos vacinados na cidade de SP não têm cor identificada, diz estudo

Racismo estrutural dentro do sistema de saúde explicaria ausência de dados, segundo o Instituto Pólis

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um estudo sobre a epidemia da Covid-19 na cidade de São Paulo revela que a campanha de vacinação na capital enfrenta uma subnotificação racial: mais da metade (61%) das pessoas que receberam o imunizante não tiveram sua cor identificada pelo sistema de saúde.

SINTOMA

Mais: o não-preenchimento do campo chega a 93% em áreas com maior padrão de renda e população majoritariamente branca. Os dados são do Instituto Pólis e consideram óbitos e aplicações de imunizantes feitas até 19 de junho deste ano.

Campanha de vacinação contra a Covid-19 na UBS de Santa Cecília, em São Paulo - Rubens Cavallari - 23.jun.2021/Folhapress

LUPA

"Conhecer o perfil da população vacinada, e isso inclui sua raça, é importante para o monitoramento da campanha de vacinação, assim como de qualquer outra política pública", afirma a coordenadora-geral do Pólis, Danielle Klintowitz. “O padrão de omissão da informação pode ser entendido como sintoma do racismo estrutural dentro do sistema de saúde e do modo com que se opera a produção de dados", segue.

DESCOMPASSO

O estudo ainda aponta, a partir de dados cruzados, que os bairros que concentram a maior parte das populações negra e de baixa-renda da capital são também os que têm os menores índices de vacinação —e os que seguem registrando mais mortes de pessoas abaixo dos 60 anos.

CONTINUIDADE

“Não é certo repetir o mesmo modus operandi da primeira fase da vacinação em que a priorização, exclusivamente etária, concentrou doses nos lugares que apresentam menores taxas de óbitos, agudizando as desigualdades”, afirma o Pólis.

JUNTOS

O estudo é assinado pelos pesquisadores Danielle Klintowitz, Jorge Kayano, Lara Cavalcante e Vitor Coelho Nisida, do Instituto Pólis, Deivison Mendes Faustino, da Unifesp, e Olinda do Carmo Luiz, da USP.

SOM

Retrato da cantora Silvia Machete - João Wainer/Divulgação

Para celebrar o aniversário de um ano do seu disco “Rhonda”, a cantora Silvia Machete lançará em agosto uma versão remixada da obra. No mês passado, o álbum ganhou uma edição de luxo em vinil. ​

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas