Siga a folha

Descrição de chapéu petrobras

Bolsonaro quer culpar Petrobras pela crise do diesel e cria cortina de fumaça, dizem conselheiros

Tensão cresce na empresa com ataques do presidente e inércia para enfrentar eventual escassez do combustível

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A tensão na Petrobras em relação a Jair Bolsonaro aumenta a cada dia.

TENSÃO 2

Cresce entre diretores e conselheiros da empresa a certeza de que o presidente da República adota, em relação à possível falta de diesel no Brasil, a mesma estratégia que teve no auge da epidemia de Covid-19: cria cortina de fumaça, segundo eles, para desviar a falta de iniciativa e planejamento do governo e se livrar da responsabilidade que, fatalmente, cairá em seu colo caso as bombas sequem.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursa no Palácio do Planalto - Sergio Lima 25.mai.2022/AFP

TENSÃO 3

Eles comparam as atitudes de Bolsonaro, agora, às que ele tinha no auge da epidemia de Covid-19 no país. O presidente dizia que a infecção pelo coronavírus era uma " gripezinha". E atacava medidas de isolamento, as únicas que poderiam conter o vírus durante o tempo necessário para que o sistema de saúde se preparasse para receber milhares de doentes e evitar mortes.

TEU COLO

Ao mesmo tempo, acreditam, Bolsonaro tentava empurrar para os governadores a responsabilidade pela inevitável crise econômica. Quando ela chegasse, a culpa seria de todos –menos dele.

COLO 2

No raciocínio de integrantes da cúpula da estatal, Bolsonaro tem postura praticamente idêntica agora: ataca a alta de preços, mas não apresenta solução para enfrentar a escassez de combustível, como caberia ao governo fazer.

COLO 3

Caso a crise se agrave, dizem, jogará a culpa na Petrobras –como tentou fazer com governadores quando a Covid-19 explodiu e a economia foi abalada.

LINHA RETA

Por essa razão a estatal oficializou ao governo os alertas sobre a possibilidade de faltar diesel no país. Com documento em papel timbrado, ficaria mais difícil para Bolsonaro alegar desconhecimento sobre o tamanho que a crise pode tomar.

ESTOQUE

O Ministério de Minas e Energia diz que criou um comitê, e que este posteriormente criou uma mesa para acompanhar a situação do abastecimento no país. E que os estoques de óleo diesel representam 38 dias de importação.

CORTINAS ABERTAS

O tenor Jean William e a cantora Luiza Possi subiram ao palco na quinta-feira (26) para apresentar o espetáculo "Grandes Temas" no teatro Porto, em São Paulo. Dirigido por Guilherme Leme Garcia, o show reuniu obras de compositores como Villa-Lobos, Schumann e Giacomo Puccini. O ator Juan Alba e sua namorada, Andrea Abad, passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas