Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2022

Cerca de 140 cientistas assinam manifesto em apoio a Lula

Texto diz que petista teria consolidado em seus governos bases para o desenvolvimento tecnológico do país

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um grupo de 141 cientistas assinou um manifesto em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República.

Entre os signatários estão o diretor do Museu da Amazônia e presidente de honra da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Ennio Candotti, a professora da USP Heloisa Buarque de Almeida, o pesquisador emérito da Fiocruz Renato Cordeiro, a professora da UFRJ Lígia Bahia e o neurocientista Sidarta Ribeiro.

O ex-presidente Lula na avenida Paulista, em São Paulo, durante ato após o resultado do 1º turno das eleições - Ernesto Benavides - 2.out.2022/AFP

O texto afirma que, sob os governos do petista, teriam sido consolidadas bases para o desenvolvimento "fraterno, educado, científico e tecnológico" do país. "As sementes da igualdade germinaram e alimentaram as artes, a cultura e a cooperação internacional", diz.

Já a respeito da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputará com Lula o segundo turno das eleições, o manifesto afirma que o atual governo fomenta "a ignorância contra a razão".

De acordo com o documento, Jair Bolsonaro tratou a Covid-19 e suas vítimas com desprezo por estimular o uso de medicamentos sem comprovação científica para combater a doença, a exemplo do que foi feito com a cloroquina e com a ivermectina.

"Muitas das 686 mil mortes poderiam ter sido evitadas se as indicações de cientistas e sanitaristas tivessem prevalecido ao terraplanismo das orientações de governo", afirma o texto endossado pelos cientistas.

Leia, abaixo, a íntegra do manifesto:


TERCEIRO SINAL

A atriz Adriana Lessa compareceu à estreia do musical "Dominguinhos: Isso Aqui Tá Bom Demais", realizada na semana passada, no Teatro Faap, na capital paulista. O cineasta Luiz Villaça e a atriz Denise Fraga estiveram lá, assim como o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas