Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Campanha de Bolsonaro mira em SP e MG e torce por alta abstenção no Nordeste

PT disputa o segundo turno ou tem aliados eleitos em estados-chave da região e expectativa é de crescimento de votos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) terá como foco principal no segundo turno a elevação dos votos dele nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A perspectiva é que a alta nesses estados compense o crescimento já esperado de Lula (PT) no Nordeste –especialmente nos estados em que o PT ou aliados do ex-presidente disputam o segundo turno.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) - Adriano Machado e Ueslei Marcelin/Folhapress

PÉ NA TÁBUA

Nos cálculos de um dos principais estrategistas de Bolsonaro, a alta na abstenção nos estados nordestinos poderia dar a vitória ao presidente numa situação em que ele e Lula estivessem em empate numérico –ainda que Lula aparecesse ligeiramente à frente.

TÁBUA 2

O PT e aliados de Lula disputam o segundo turno na Bahia, em Alagoas, em Pernambuco, em Sergipe e na Paraíba –todos chegaram ao segundo turno em primeiro lugar e estão com campanhas organizadas, capazes de mobilizar o eleitorado.

TÁBUA 3

Em outros estados, como Ceará e Rio Grande do Norte, o PT elegeu governadores. No Maranhão, o governador eleito é do PSB, aliado de Lula. Neles, a máquina partidária e de governo pode ajudar a alavancar o petista.

TÁBUA 4

É esperado um crescimento grande no Ceará, onde Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) tiveram, juntos, 7% dos votos. A expectativa é que a grande maioria deles migre para Lula, que teve 65,9% no primeiro turno, contra 25,38% de Bolsonaro.

TABLADO

A atriz Christiane Tricerri reestreou na quinta (6) a peça "Frida Kahlo: Viva la Vida", no Teatro Vivo, em São Paulo. O espetáculo tem direção assinada por Cacá Rosset. A atriz Jeyne Stakflett e o ator Dionisio Neto prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.