Siga a folha

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta vai desfilar com Olodum em SP

Cortejo vai descer a rua da Consolação com o tema 'Atentos e Fortes'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta vai desfilar no Carnaval de 2023, em São Paulo, com o grupo baiano Olodum. Na próxima folia, o grupo sairá às ruas com o tema "Atentos e Fortes".

Foliões ocupam vale do Anhangabaú durante apresentação do Bloco Academicos do Baixo Augusta - Eduardo Knapp - 24.abr.2022/Folhapress

O Baixo Augusta, que tradicionalmente acontece no domingo pré-Carnaval e então vai desfilar no dia 12 de fevereiro, vai descer a rua da Consolação em direção ao centro da capital paulista.

A cantora Gal Costa, morta aos 77 anos no mês passado, também será homenageada ao longo do desfile.

O Baixo Augusta diz que o tema deste ano tem como objetivo "alertar sobre as ameaças que ainda existem à democracia, aos direitos humanos e à cultura, mesmo depois da derrota de [Jair] Bolsonaro".

Os ensaios do grupo vão ocorrer nos dias 22 e 29 de janeiro, e no dia 5 de fevereiro, no Galpão do Armazém do Campo do MST, na Barra Funda. A entrada será gratuita.


VI E VIVI

A jornalista e apresentadora Sandra Annenberg durante as gravações da Retrospectiva 2022, da TV Globo, no Museu Nacional, no Rio de Janeiro - Leonardo Rosário/Globo/Divulgação

A guerra na Ucrânia, a morte da rainha Elizabeth 2ª, as eleições brasileiras e a chegada aos 80 anos de ídolos como Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Caetano Veloso serão alguns dos acontecimentos deste ano relembrados pela Retrospectiva 2022, da TV Globo.

A tradicional atração vai ao ar no próximo dia 30, com apresentação de Sandra Annenberg. O programa foi rodado nas dependências do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, que vem sendo reconstruído desde o incêndio ocorrido em 2018.

"Gravar a apresentação da Retrospectiva 2022 lá teve um simbolismo muito grande porque estamos num momento de reconstrução do país, tanto quanto o Museu Nacional", diz Annenberg.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas