Siga a folha

Engenho dos Erasmos, no litoral de São Paulo, ganhará exposição permanente

Artefatos arqueológicos inéditos serão exibidos na mostra

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Engenho dos Erasmos, em Santos, no litoral de São Paulo, ganhará uma exposição permanente a partir da próxima sexta (16).

Engenho dos Erasmos, em Santos, terá exposição permanente - Divulgação

"Ruínas Quinhentistas em Território Milenar" apresentará artefatos arqueológicos encontrados no local que nunca foram expostos, além de objetos etnográficos representantes de indígenas tupi-guarani e tupinambá.

Um diorama com a representação de povos sambaquieiros que habitaram o litoral paulista no passado também faz parte da mostra, que conta ainda com uma obra da artista indígena Moara Tupinambá.

O fio condutor da exposição é uma carta escrita em 1548 ao proprietário do Engenho, em que há relatos detalhados da administração do local. Contextualizados com imagens e textos, trechos desse documento mostram como o poder político e social dos senhores de engenho foi alicerçado no monopólio da terra, na escravidão e na estratificação de uma sociedade patriarcal.

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Tombado, o complexo arquitetônico é a mais antiga evidencia física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro.

O espaço está aberto à visitação de terça a sábado, das 9h às 16h.

"Ruínas Quinhentistas em Território Milenar" é produzida com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Economia Criativa do Governo de São Paulo, e da USP. A exposição conta ainda com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.


TAPETE VERMELHO

A supermodelo Gisele Bündchen foi a grande estrela do evento que celebrou os 60 anos da joalheria Vivara, realizado na Pinacoteca, em São Paulo, na noite de segunda-feira (12). A atriz Gloria Pires e o ator Cauã Reymond estiveram lá. A cantora Agnes Nunes foi uma das atrações da comemoração.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas