Siga a folha

Descrição de chapéu casamento LGBTQIA+

Metade dos brasileiros concordam com legalização de casamentos homoafetivos, diz pesquisa

Levantamento do Instituto Ipsos mostra que 14% não concordam com nenhum grau de igualdade em relação a casais heterossexuais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revela que apenas cerca de metade (51%) dos brasileiros concordam com a legalização do casamento entre pessoas do mesmo gênero. O levantamento foi realizado em 30 países entre fevereiro e março deste ano.

Bandeira entendida durante a 27° Parada LGBTQIA+ de Copacabana, no Rio de Janeiro, em novembro de 2022 - Prefeitura do Rio de Janeiro/ Divulgação

O índice nacional ficou cinco pontos percentuais abaixo da média global, de 56%. Já 15% das pessoas entrevistadas no Brasil afirmam que casais homoafetivos deveriam obter algum reconhecimento legal, mas não o de casar, enquanto 20% dizem não saber opinar sobre o assunto. E 14% não concordam com nenhum grau de igualdade em relação a casais heterossexuais.

Os países que lideram o ranking são Holanda e Portugal, ambos com 80%, seguido pela Espanha, onde 78% afirmam que concordam com casamento entre casais homoafetivos.

Os países em que menos pessoas concordam com o matrimônio entre pessoas do mesmo gênero foram Turquia (20%), Romênia (25%) e Singapura (32%).

Por outro lado, a pesquisa também mostrou que aproximadamente sete em cada dez brasileiros (69%) afirmam que casais do mesmo sexo devem ter os direitos garantidos para adoção de filhos. Neste quesito, o índice está acima da média global, que é de 64%.

O levantamento, intitulado "Global Advisor - LGBT+ Pride 2023", foi realizado com 22.514 entrevistados, sendo 1.000 do Brasil. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.


CLIQUE

A cantora Ana Canãs posa nua para a série 'sofá azul' do fotógrafo Angelo Pastorello - Angelo Pastorello/Divulgação

A cantora Ana Cañas foi fotografada nua para a série "Sofá Azul", do fotógrafo Angelo Pastorello, em comemoração aos 30 anos de carreira do artista. Já participaram do projeto as atrizes Laura Cardoso e Erika Januza, o chef Henrique Fogaça, o cantor e apresentador Ronnie Von e a apresentadora Ana Paula Padrão.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas