Siga a folha

Hospital da Rede D'Or faz autotransplante de pulmão em paciente com câncer

Procedimento teve dez horas de duração e foi bem-sucedido, segundo a instituição

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Hospital São Luiz Itaim, uma das unidades da Rede D’Or em São Paulo, diz ter feito o primeiro autotransplante de pulmão em paciente com metástase do Brasil. O procedimento, realizado no primeiro semestre deste ano, teve dez horas de duração e foi bem-sucedido, segundo a instituição.

Máquinas do parque robótico da Rede D'Or São Luiz - Divulgação

BISTURI

"Nesta técnica, retiramos o pulmão e removemos o tumor, para então reimplantar o órgão no paciente", afirma o cirurgião torácico Marcos Samano, responsável pelo caso. O paciente já respirava sem a ajuda de aparelhos menos de 24 horas após a operação.

BISTURI 2

"Trata-se de uma cirurgia altamente complexa, que exige uma equipe multidisciplinar para acompanhar o paciente. Além, é claro, de toda uma estrutura física de aparelhos de última tecnologia para receber este órgão e mantê-lo em condições de conservação. Com isso temos tempo hábil para retirar o tumor e em seguida devolver o órgão para o corpo", diz ainda.


GRAVANDO

Benedita Casé e Pedro Henrique França lançam videocast - João Pedro Januário/Divulgação

O cineasta Pedro Henrique França e a diretora Benedita Casé vão lançar no próximo dia 3 de agosto o videocast PcDPOD, que eles afirmam ser o primeiro podcast em vídeo feito por pessoas com deficiência.

Serão oito episódios, disponibilizados semanalmente em um canal no YouTube e também no Spotify. A produção é da Dia Estúdio.

"O nome veio dessa ideia de afirmar que nós podemos ser e fazer o que quisermos, e não o que o capacitismo da sociedade brasileira determinou que éramos capazes", diz Pedro.

O último episódio vai ao ar em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na data, Pedro e Benedita vão receber como convidadas suas mães, Maria Helena e Regina Casé, respectivamente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas