Siga a folha

País tem quase 1,5 milhão de motoristas profissionais que não realizaram exame toxicológico

Os dados são de levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.


Levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra que 1,49 milhão de motoristas das categorias C, D e E, que abrangem veículos como caminhões e ônibus, não realizaram exame toxicológico. O teste identifica o uso de substâncias psicoativas.

Os motoristas que estão com o teste vencido ou não realizaram o exame têm até o próximo dia 28 para regularizar a situação —caso contrário, a multa é de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira nacional de habilitação. O presidente Lula (PT) sancionou em junho de 2023 a lei que retoma a obrigatoriedade do exame para condutores profissionais.

Trânsito na avenida 23 de Maio, em São Paulo - Zanone Fraissat - 9.dez.2022/Folhapress

Segundo a legislação, o exame precisa ser realizado a cada 30 meses.

Os dados da Senatran se referem a motoristas com habilitação válida e foram compilados até o dia 3 de janeiro deste ano. O levantamento foi enviado ao setor de toxicologia da rede de laboratórios privados Hermes Pardini, que faz parte dos estabelecimentos credenciados para a realização do teste.

O exame toxicológico consegue detectar o consumo de substâncias psicoativas até 90 dias anteriores à sua realização. Até o dia 27 de dezembro, 1,6 milhão de motoristas estavam com o exame vencido.

Em 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória suspendendo a exigência da multa até julho de 2025.


CRIATURA

Os atores Marcelo Serrado e Dani Calabresa receberam convidados na estreia do musical "O Jovem Frankenstein" no Teatro Bradesco, em São Paulo, na semana passada. A atriz Carla Diaz e o músico e ator Lucas Lima estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas