Siga a folha

Instagram sugere emojis da campanha de Marçal em páginas de adversários

Procurada pela coluna, Meta diz que não comentará o assunto

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Instagram tem sugerido a usuários da rede social o uso de emojis associados à campanha do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PTRB) nos comentários de posts de seus concorrentes na corrida eleitoral.

A coluna realizou o teste em quatro contas distintas nesta segunda-feira (26).

Emojis sugeridos pelo Instagram em post de Tabata Amaral (PSB) - Reprodução

Ao ingressar na seção de comentários dos posts mais recentes dos perfis de Tabata Amaral (PSB), por exemplo, o algoritmo do Instagram sugere o emoji com a letra "M", de Marçal, para o internauta comentar.

A rede social também mostra os números "2" e "8" —os mesmos que serão usados nas urnas pelo autointitulado ex-coach. A situação também se repete nos perfis de Guilherme Boulos (PSOL) e de Ricardo Nunes (MDB).

Procurada pela coluna, a Meta, dona do Instagram, diz que não comentará o assunto.

A campanha de Boulos avalia que o algoritmo sugere aos usuários os emojis que mais aparecem em comentários feitos nos perfis dos candidatos –e, por ora, não deve tomar nenhuma medida.

Marçal é o candidato com maior popularidade digital entre os concorrentes à prefeitura. Ele tem apostado em vídeos curtos que prendem a atenção e que rapidamente viralizam nas redes. Para isso, ele se vale de um exército de seguidores que produzem os cortes para ele.

O empresário estimula competições e premia com valores em dinheiro os criadores dos vídeos com maior engajamento. A estrutura já entrou na mira dos adversários pela Prefeitura de São Paulo, que afirmam que a prática implica abuso de poder econômico.

A Justiça Eleitoral determinou, no sábado (24), a suspensão dos perfis de Marçal em redes sociais até o final das eleições. A ordem foi motivada pelas suspeitas de que o empresário paga seguidores que divulgam cortes favoráveis a ele nas plataformas.

A decisão, em caráter liminar, foi concedida em ação movida pelo PSB e atinge as contas do influenciador nas redes Discord, Instagram, TikTok e X (ex-Twitter), além de seu site oficial.

LETRAS

A arquiteta Anna Ferrari, sócia da Megafauna, recebeu convidados na abertura da nova unidade da livraria, no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. O professor e escritor Renan Quinalha marcou presença no evento, que contou com um cortejo do bloco Ilú Obá De Min.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas