Siga a folha

Descrição de chapéu São Paulo

Nunes troca secretária de Cultura pela 2ª vez em menos de 15 dias e nomeia presidente do MDB afro

Última indicada por Nunes era diretora de entidade que não prestou contas à prefeitura

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) nomeou a presidente estadual do MDB Afro de São Paulo, Regina Celia Santana, para assumir a Secretaria Municipal de Cultura. Essa é a segunda troca no comando da pasta em menos de 15 dias.

No começo deste mês, o prefeito exonerou Lígia Jalantonio após pressão de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela havia assumido a secretaria depois da saída de Aline Torres, que é pré-candidata a vereadora da capital paulista pelo MDB, mas era vista como "de esquerda" por bolsonaristas.

A secretária interina Ligia (de máscara), em protesto em 2021, em foto que tem sido compartilhada por bolsonaristas - Guilherme Gandolfi/Fotos Públicas

Nunes, então, nomeou a gestora do Centro de Culturas Negras, Ana Soares, para a pasta. Na semana passada, porém, a gestão municipal suspendeu a nomeação antes mesmo de ela tomar posse.

A saída ocorreu após denúncias feitas nas redes sociais de que Ana era presidente de uma entidade que havia sido declarada inidônea pela própria gestão Nunes por falta de prestação de contas.

Em 2018, a Secretaria de Cultura repassou R$ 300 mil, via emenda parlamentar do então vereador Ricardo Nunes, para o Instituto Brasileiro Social Cultural e Esportivo (Ibrasce), comandada por Ana, para a realização de um evento. Desde então a prefeitura cobrava prestação de contas da entidade.

A denúncia foi feita pelo ex-vereador e urbanista Nabil Bonduki, pré-candidato a vereador pelo PT.

Procurada pela coluna, Ana diz que a entrega da prestação de contas não ocorreu "por questões burocráticas, que a diretoria [da entidade] não sabia" e que a questão já está sendo regularizada.

Já a secretaria afirma, em nota, que realizou que a mudança na indicação se deu "como forma de evitar situações que possam contrariar" a legislação vigente.

Nas redes sociais, a nova secretária faz posts em apoio à reeleição de Nunes e tem fotos com o ex-presidente Michel Temer (MDB) —a quem ela descreve como "nosso maior mestre".

Segundo pessoas envolvidas nas tratativas, o nome de Regina Celia Santana foi indicado pela ex-secretária Aline Torres, que é a presidente nacional do MDB Afro.


TRILHA

As cantoras Ludmilla e Alcione - Divulgação

As cantoras Ludmilla e Alcione serão as vozes da música de abertura da novela "Volta por Cima", nova trama das sete da Globo. Elas se reuniram em um estúdio no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (14), para a gravação do famoso samba de Paulo Vanzolini que leva o mesmo nome do folhetim. A novela estreia em setembro e vai substituir "Família É Tudo".

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas