Siga a folha

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Por que se diz que o cachorro é o melhor amigo do homem?

Conheça como surgiu a famosa frase que entrou para a história sem nunca ter sido dita

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Quem tem um cachorrinho já deve ter ouvido a frase: "o cão é melhor amigo do homem" (e a gente acrescenta que da mulher, da criança e de todo mundo também!). A autoria da frase é atribuída ao advogado americano George Graham Vest (1830-1904), embora ele nunca a tenha dito. Não exatamente assim.

Até onde você iria para honrar a vida do seu grande amigo? - Catarina Pignato

Dá para explicar isso direito?

Claro, vamos lá! Tudo começou com a briga de dois fazendeiros vizinhos no Condado de Warrensburg, no estado do Missouri, Estados Unidos, em 1869. O agricultor Charles Burden tinha um foxhound chamado Old Drum (Velho Tambor), considerado um caçador nato.

Certo dia, Burden recebeu uma ameaça do vizinho, Leonidas Hornsby: "Se o seu cachorro aparecer aqui atrás de minhas ovelhas, eu mato ele". Pois, certo dia, Old Drum apareceu mesmo morto. Burden ficou arrasado com a morte de seu companheiro e resolveu processar Hornsby.

O que aconteceu no julgamento?

No primeiro julgamento, Burden acabou ridicularizado. Onde já se viu fazer um julgamento por causa da morte de um cachorro? Pois ele recorreu ao Tribunal de Justiça e, desta vez, teve a seu lado o advogado George Graham Vest, que depois se tornaria senador entre 1879 e 1903.

No julgamento, em 23 de setembro de 1870, Vest fez um discurso antológico sobre a fidelidade dos cães e seus donos. Dizem que arrancou lágrimas dos jurados. O juiz Foster Wright multou e prendeu Hornsby pelo assassinato de Old Drum.

A frase fazia parte do discurso?

Pior que não. Mas, ao comentar o discurso de Vest, as pessoas costumam resumi-lo assim: "O que ele disse é que o cão é o melhor amigo do homem". A história foi contada em 2000 no filme "The Trial of Old Drum" (O Julgamento de Old Drum).

O caso ficou tão famoso nos Estados Unidos que o cachorro ganhou em 1958 uma estátua em bronze na frente do Tribunal de Warrensburg.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas