Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Propagandeado por Bolsonaro, hospital de campanha de Goiás está fechado por burocracia do governo federal

Ministério da Saúde ainda não enviou documentação para estado iniciar serviços médicos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Embora objeto de propaganda de Jair Bolsonaro em live nesta quinta (30), o hospital de campanha de Águas Lindas (GO) está fechado à espera da burocracia do governo federal. As obras foram concluídas mas o Ministério da Saúde ainda não repassou a administração da unidade ao governo do estado.

A secretaria de Saúde de Goiás afirma que a cessão da gestão do hospital é considerada indispensável para o início da contratação de pessoal e, por isso, já enviou seis ofícios ao ministério. Não obteve resposta.

O ministro Nelson Teich (Saúde) informou ao governo de Goiás, nesta quinta, que agilizaria o trâmite burocrático, mas a área técnica acredita que só deve concluir o trabalho na semana que vem.

Segundo a secretaria estadual, o hospital ficará fechado e só poderá começar a funcionar cerca de 15 dias após o envio da documentação pelo Ministério da Saúde.

​Goiás também pede que a União envie respiradores para equipar 40 leitos de UTIs da unidade que, segundo o estado, foram prometidos pelo governo.

Bolsonaro participou do lançamento do hospital ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta no dia 11 de abril. É a primeira unidade federal de apoio a doentes do coronavírus do país.

O presidente Jair Bolsonaro acena para apoiadores durante visita a hospital de campanha em obras em Águas Lindas (GO) - Daniel Carvalho/Folhapress

O Painel questionou o ministério sobre a documentação no último dia 22 e a informação dada era a de que a pasta estava "concluindo os trâmites administrativos para liberação de equipamentos que serão instalados no hospital de Águas Lindas (GO)".

Nesta semana, o ministério voltou a ser questionado, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas