Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Investigado, bolsonarista fora do país dificulta decisões do STF, dizem especialistas

Determinar bloqueio das novas contas de Allan dos Santos exigiria cooperação entre judiciários de países

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A saída do país anunciada pelo bolsonarista Allan dos Santos deve aumentar a discussão sobre as decisões de Alexandre de Moraes no inquérito de fake news.

Especialistas avaliam que o fato de Allan acessar, agora, os perfis fora do Brasil coloca-o de fato fora da jurisdição do ministro do STF. O blogueiro diz estar nos Estados Unidos.

"Se ele está fora do país, usando uma conexão fora do país, uma conta aberta fora do país, está fora do alcance da jurisdição brasileira", diz o advogado Leonardo Sica.

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) das Fake News - Roque de Sá-27.mai.2020/Agência Senado

"Não quer dizer que ele esteja inalcançável. A grande dificuldade é a implementação das decisões. Cria trâmites mais complexos. Pode requerer acesso a servidores localizados no exterior, cooperação entre os judiciários de diferentes países", diz Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

"É uma via, hoje, burocrática e lenta, e tudo o que está acontecendo deve impulsionar um debate maior sobre cooperação entre países para atividades como essas", completa.

Por determinação do ministro do STF, Allan teve as contas no Twitter e no Facebook bloqueadas internacionalmente. Em suas novas contas, não tem feito ataques diretos a Moraes.

com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia​​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas