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Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Confusão de perfis faz parque Ibirapuera ser acusado de incentivar flexibilização da quarentena

Gestão Bruno Covas (PSDB) diz que página induz a população a erro que pode ser fatal

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Publicações potencialmente perigosas à saúde pública em meio à pandemia da Covid-19 divulgadas pela Parque Ibirapuera Conservancy (PIC), uma organização social sem fins lucrativos que se propõe a promover ações de melhoria do espaço, têm causado confusão nas redes sociais.

A gestão Bruno Covas (PSDB) diz que as publicações podem levar a população a erro "que pode ser fatal".

Como a PIC tem perfil verificado no Instagram e muitos seguidores, diversos usuários têm criticado a administração oficial do parque pelas postagens. O parque Ibirapuera é municipal e foi concedido pela prefeitura à Urbia, empresa do grupo Construcap, por 35 anos.

Segundo apurou o Painel, a Urbia acionou o Facebook, mas foi informada de que só conseguirá que a organização deixe de usar o nome "Parque Ibirapuera" mediante ordem judicial.

Em suas postagens, a PIC escreve que "está tudo bem, você pode sair de casa", diz que o prefeito está restringindo passeio de sábado no parque para "mandar todo mundo para os shoppings" e publica mensagens pressionando para o retorno das atividades.

Em seus stories, escreveu que "a cidade de São Paulo está com o mesmo nível de óbitos por habitante por Covid que Nova Iorque, mas diferentemente dos vizinhos do norte, aqui tem gente que fica caçando justificativa para coibir sua liberdade".

"A única saída é voltar com moderação, mas voltar. E, o Brasil já voltou. Só não vê quem não quer", escreveu a página da PIC.

Em nota, a Prefeitura de SP ressaltou que "o perfil não é do governo municipal e que a informação oficial é que a cidade de São Paulo continua em quarentena e mantém a recomendação de que, se precisar sair, use máscara e mantenha o distanciamento social."

Destacou também que considera "atitude e ação irresponsável com objetivo claro de confundir a opinião pública e induzir a população a um erro que pode ser fatal."

A Urbia afirmou que "as comunicações oficiais da empresa estão publicadas no perfil @urbiaparques."

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