Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant
PSOL identifica ofensiva digital contra Boulos após pesquisa
Buscas no Google contra candidato cresceram; campanha cria iniciativa em defesa de candidato
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O PSOL identificou aumento nas buscas no Google por “Boulos + invasor” desde o último domingo (20), quando saiu pesquisa Ibope, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que deu 8% das intenções de voto ao candidato.
O desempenho de Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), foi uma das surpresas da pesquisa. Ele só ficou atrás de Celso Russomanno (Republicanos), com 24%, e do prefeito Bruno Covas (PSDB), com 18%. Está em empate técnico com o ex-governador Márcio França (PSB), que marcou 6%.
Para fazer frente ao que chama de "campanha de ódio", a campanha de Boulos criou uma espécie de central de combate a fake news, que apelidou de “gabinete do amor”. É tocada por voluntários, numa ação concentrada na página dos Instagram @gabinetedoamorsp.
"Nossa militância digital vai lutar diariamente contra a disseminação de notícias falsas", diz Josué Rocha, coordenador da campanha de Boulos. "Temos compromisso com a verdade, e é esse compromisso que guiará nossa atuação daqui até as eleições em novembro", afirma.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters