Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Justiça devolve vitória para aliado de Doria em conselho de prefeito

Renato Bolsonaro, irmão do presidente, apoiava prefeito que obteve liminar suspendendo o pleito, mas que foi revogada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O juiz André Gomes do Nascimento, da Vara Única de Pariquera-Açu, revogou sua própria decisão na qual suspendia a eleição à presidência do consórcio do Vale do Ribeira (Codivar).

Com o despacho desta quinta-feira (17), prefeito eleito de Itariri, Dinamerico Peroni (PSDB), será o próximo presidente. Peroni conta com o apoio do governador de São Paulo, João Doria, e concorreu com o prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa (PL).

Renato Bolsonaro, irmão do presidente, fez campanha e pediu votos para os demais prefeitos do Vale do Ribeira.

A família do presidente vive na região, considerada a mais pobre do estado. Doria chegou a festejar a escolha do tucano Peroni, na segunda (14), como se fosse mais uma vitória sobre Bolsonaro.

Horas depois, Costa obteve liminar cancelando o pleito sob o argumento de que só deve ocorrer no ano seguinte à diplomação dos prefeitos eleitos.

Ezigomar Pessoa (PSDB), prefeito de Miracatu e atual presidente do Codivar, recorreu da decisão e diz que o estatuto -apresentado pela defesa de Costa- estava defasado.

“Os argumentos que lastrearam o pedido do impetrante [Costa] estariam fundamentados em dispositivo do estatuto antigo e que teria sido revogado”, escreveu o juiz na decisão, que também em levou em consideração que o próprio Costa, apesar de ter recorrido à Justiça, participou da assembleia e manifestou interesse em não concorrer ao cargo.

“Há possível comportamento contraditório e não condizente com quem dias atrás impetrou Mandado de Segurança para obstar a votação, pois intencionava candidatura”, afirmou Nascimento.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas