Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Após tuíte de Bia Kicis, governadores pedem fim a divulgação de fake news e ataques a adversários políticos

Deputada bolsonarista atrelou morte de PM na Bahia a descumprimento de ordens do governador Rui Costa (PT)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Dezesseis governadores assinaram uma carta nesta segunda-feira (29) contra a “crescente onda” de fake news e agressões que, segundo eles, pretende criar instabilidade institucional nos estados.

O documento não cita diretamente a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), mas afirma que estimular os motins policiais é repugnante e que há uma tentativa de “manipular policiais contra a ordem democrática”.

No domingo (28), um policial militar da Bahia foi morto por colegas após aparentar estar em surto e disparar contra os próprios colegas.

A deputada, que é presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, usou suas redes sociais mais cedo para afirmar que o PM foi morto por não cumprir as ordens do governador Rui Costa (PT) para prender trabalhadores que teriam descumprido as regras sanitárias.

O post foi apagado após a repercussão negativa.

“Estimular motins policiais, divulgar fake news, agredir governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático”, diz a carta dos governadores.

O governador da Bahia é um dos signatários da carta.

No texto, os gestores estaduais ainda pedem que os presidentes dos Três Poderes tomem as medidas necessárias para coibir o que eles chamam de atos ilegais.

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) durante entrevista em seu escritório, em Brasília (DF). - Pedro Ladeira/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas