Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Em 1.604 cidades do país há risco de faltar luvas se alta de casos de Covid-19 continuar

Pesquisa do conselho de secretarias municipais ouviu 2.411 responsáveis por unidades de saúde em todo Brasil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Gestores de ao menos 1.604 cidades do Brasil disseram que há possibilidade de faltar luvas para os profissionais de saúde nos próximos dez dias caso a curva de internação por Covid-19 continue alta.

O número pode ser maior porque menos da metade dos municípios do país, 2.411, responderam à pesquisa do conselho de secretarias.

Em São Paulo, estado mais rico brasileiro, 160 das 302 cidades ouvidas até a terça (6) afirmam ter problemas para adquirir o item —a capital é uma delas.

O coordenador de auditoria e controle da Prefeitura de Lençóis Paulista (SP), Renato Cassino, disse na pesquisa que há muita dificuldade em comprar luvas de todos os tamanhos. Segundo ele, não é possível encontrar fornecedores de pronta entrega e os preços estão “exorbitantes”.

Com 25 mil unidades no estoque e consumo de 51 mil por mês, Jaboticabal (344 km de SP) também falou sobre o “altíssimo” preço das luvas e fornecedores que vendem apenas sem licitação, o que impossibilita a compra.

A capital paulista afirma na pesquisa que o item é o único insumo que corre risco de desabastecimento nos próximos dez dias.

A cidade consome em seus hospitais 6,1 milhões de unidades por mês e tinha estoque de 222,7 mil.

Procurada, a prefeitura afirmou ao Painel ter material suficiente até o início de maio, mas que preocupa o crescente custo no mercado.

Posto de testagem sorológica dos trabalhadores e estudantes da Fiocruz em atividade presencial - Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas