Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em 1.604 cidades do país há risco de faltar luvas se alta de casos de Covid-19 continuar

Pesquisa do conselho de secretarias municipais ouviu 2.411 responsáveis por unidades de saúde em todo Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gestores de ao menos 1.604 cidades do Brasil disseram que há possibilidade de faltar luvas para os profissionais de saúde nos próximos dez dias caso a curva de internação por Covid-19 continue alta.

O número pode ser maior porque menos da metade dos municípios do país, 2.411, responderam à pesquisa do conselho de secretarias.

Em São Paulo, estado mais rico brasileiro, 160 das 302 cidades ouvidas até a terça (6) afirmam ter problemas para adquirir o item —a capital é uma delas.

O coordenador de auditoria e controle da Prefeitura de Lençóis Paulista (SP), Renato Cassino, disse na pesquisa que há muita dificuldade em comprar luvas de todos os tamanhos. Segundo ele, não é possível encontrar fornecedores de pronta entrega e os preços estão “exorbitantes”.

Com 25 mil unidades no estoque e consumo de 51 mil por mês, Jaboticabal (344 km de SP) também falou sobre o “altíssimo” preço das luvas e fornecedores que vendem apenas sem licitação, o que impossibilita a compra.

A capital paulista afirma na pesquisa que o item é o único insumo que corre risco de desabastecimento nos próximos dez dias.

A cidade consome em seus hospitais 6,1 milhões de unidades por mês e tinha estoque de 222,7 mil.

Procurada, a prefeitura afirmou ao Painel ter material suficiente até o início de maio, mas que preocupa o crescente custo no mercado.

Posto de testagem sorológica dos trabalhadores e estudantes da Fiocruz em atividade presencial
Posto de testagem sorológica dos trabalhadores e estudantes da Fiocruz em atividade presencial - Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.