Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Delegado que atuou na segurança de Bolsonaro vai comandar secretaria no Ministério da Justiça

Alfredo Carrijo vai chefiar a Seopi, que foi alvo de críticas por produzir o dossiê contra policiais e servidores antifascistas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O delegado federal Alfredo Carrijo vai assumir o comando da Seopi (Secretaria de Operações Integradas) do Ministério da Justiça, comandado por Anderson Torres.

Carrijo trabalhou na segurança de Jair Bolsonaro por cerca de dois meses, entre a eleição e a posse. Em dezembro de 2018, o policial estava no café da manhã do presidente eleito com John Bolton, assessor de Donald Trump. Ele aparece em vídeo ajudando na tradução.

O delegado também foi citado pelo ex-ministro Sergio Moro em depoimento à PF no inquérito sobre suposta interferência do presidente na corporação.

Segundo Moro, Carrijo seria próximo à família Bolsonaro e foi indicado pelo presidente como possível nome para substituir o diretor-geral Maurício Valeixo.

A Seopi tem sob sua tutela a diretoria de inteligência do ministério. No ano passado, virou centro de polêmica por ter sido de onde saíram documentos que miravam policias e servidores públicos antifascistas.

Carrijo ficou anos lotado no COT (Comando de Operações Táticas) da PF. Servidores atribuem a ele uma evolução grande na parte de tecnologia do grupo, indicando equipamentos de ponta dos Estados Unidos, recém-lançados. O delegado fez mestrado nos EUA na área de segurança.

O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) com o delegado federal Alfredo Carrijo - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas