Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Deputados de PSB e PDT se dividiram na PEC do voto impresso e favoreceram conta do governo

No PSB, 17 foram contrários e 11 a favor da proposta defendida por Bolsonaro; no PDT, 6 votaram sim

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Duas das maiores siglas de esquerda da Câmara dos Deputados, o PSB e o PDT, se dividiram nos votação da PEC do voto impresso nesta terça-feira (10).

As legendas orientaram voto contrário à PEC no plenário, mas mesmo assim estiveram longe de um posicionamento uniforme de seus parlamentares.

No PSB, 17 deputados acompanharam a orientação do partido, mas 11 foram favoráveis à PEC e 3 se ausentaram. No PDT, 18 votaram contra PEC, 6 foram a favor e Flávia Morais (GO) se ausentou.

Em termos de comparação, o PT teve 51 votos contrários e 2 ausências (Alexandre Padilha disse na votação que era contra, mas foi contabilizado como ausente) e o PSOL teve oito votos contrários (Sâmia Bomfim está em licença maternidade).

O PDT defende o voto auditável desde Leonel Brizola, na década de 1980, mas se posicionou oficialmente contra a PEC e seus líderes têm dito que a ideia bolsonarista não tem nada a ver com a da sigla.

"Os bolsonaristas querem voltar à idade da pedra. Querem o papel para contar na mesa de apuração. São métodos, visões e cabeças diferentes”, disse Carlos Lupi, presidente do PDT, antes da votação desta terça.

No PSB, Carlos Siqueira, presidente da sigla, também vinha defendendo a impressão dos votos junto às urnas como mais uma garantia de segurança.

No entanto, o posicionamento do partido no debate mudou diante das mentiras disseminadas por Bolsonaro e seus aliados sobre fraudes nas urnas eletrônicas, e suas lideranças vinham manifestando oposição à PEC.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas