Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Parlamentares de oposição farão ato em frente ao Congresso contra o desfile militar

'Aqui não é quartel-general do Bolsonaro. Aqui é o quartel-general da democracia', diz deputado do PT

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo e Brasília

Parlamentares de oposição farão manifestação em defesa do Congresso Nacional na manhã desta terça-feira (10), em contraposição ao desfile de blindados em frente ao Palácio do Planalto, marcado para a mesma data.

Eles pretendem se contrapor ao evento militar visto como tentativa de intimidação do Legislativo —a votação da PEC do voto impresso defendida por Jair Bolsonaro pode acontecer nesta terça-feira (10).

Os parlamentares se reunirão no salão negro da Câmara dos Deputados às 10h e posteriormente se colocarão em frente ao Congresso, para simbolizar a defesa do Legislativo.

"É uma demonstração de como o governo é tutelado e como essa simbiose entre governo e Forças Armadas está comprometendo a independência das Forças Armadas. Elas, caso se prestem a esse papel, estarão prestando um desserviço à democracia. O Brasil é um país democrático", diz José Guimarães (CE), deputado e vice-presidente do PT.

"O Congresso é um dos sustentáculos da democracia e não pode ser pressionado por tanques para votar a PEC do voto impresso. O Congresso tem independência. Assim foi que nos ensinou Ulysses Guimarães. Temos que reagir à altura a essa atitude fascista e ditatorial do governo Bolsonaro", completa.

"Não aceitamos interferência no Poder Legislativo. E se tem alguém sério aqui tem que nos ajudar. Aqui não é quartel-general do Bolsonaro nem das Forças Armadas. Aqui é o quartel-general da democracia", conclui.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas