Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Danielle Brant

Descrição de chapéu Folhajus

PF ouve perito federal que ministro da Justiça tentou envolver em busca frustrada de Bolsonaro sobre fraude em urnas

Técnico da Polícia Federal participa de testes nas urnas desde 2016 e assina relatórios citados por Anderson Torres em transmissão

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Polícia Federal ouve nesta segunda (16) o perito criminal Ivo Peixinho no inquérito administrativo aberto pelo Tribunal Superior Eleitoral para investigar a live com ataques de Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral.

Especialista em crimes cibernéticos, o perito participa desde 2016 dos testes de segurança dos equipamentos e foi levado pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, a uma reunião no Palácio do Planalto, em 23 de julho, dias antes da live de Bolsonaro.

Como mostrou o Painel, Peixinho e mais um perito foram apresentados na reunião às teses de internet que o presidente usaria live e disseram não ser possível fazer juízo de valor sem análise oficial.

Mesmo após o encontro, o ministro da Justiça foi à live e apresentou relatórios assinados pelo perito para, como ele disse, “corroborar” as ideias de Bolsonaro.

Os peritos afirmam nos documentos que encontraram falhas no sistemas, sugerem a impressão do voto como auditoria adicional, mas não levantam suspeitas sobre fraudes nos equipamentos ou adulteração das eleições.

Alvo do mesmo inquérito, Torres prestou depoimento na quinta (12) ao ministro Luis Felipe Salomão, corregedor-geral eleitoral, e negou ter qualquer prova sobre fraude nas urnas.

O especialista apresentado apenas como "Eduardo, analista de inteligência" na transmissão ao vivo do presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (29) - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas