Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Danielle Brant

Descrição de chapéu Folhajus

Transparência Internacional vê impacto em investimentos com reforma da lei de improbidade

Votação no Senado está prevista para quarta (29)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Transparência Internacional alerta para o impacto da votação no Senado, prevista para a quarta (29), da reforma na Lei de Improbidade Administrativa.

A modernização da legislação, diz a entidade, é necessária, mas no formato atual pode agravar o isolamento do país no cenário mundial e afetar o fluxo de investimentos.

Entre os pontos criticados pela TI estão a mudança na forma de prescrição, a caracterização de improbidade apenas quando houver prejuízo aos cofres público, o que inviabiliza punição, por exemplo, por furar fila de vacinação e por descumpir a lei de acesso à informação, e a impossibilidade de acionar partidos políticos com base na lei.

“Somos favoráveis à modernização, a lei é muito ampla e tem pontos muito abertos, que às vezes tem interpretação leonina e pune de maneira desproporcional o gestor público, mas o que está acontecendo é: aproveitar falhas e críticas para fazer um desmanche total”, diz Bruno Brandão, diretor-executivo da TI no Brasil.

Prevista para quarta (29), reforma na Lei de Improbidade Administrativa será analisada no Senado - REUTERS/Ueslei Marcelino

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas