Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Relator de polêmica proposta que muda lei de improbidade diz que não vai mais retirar artigo que afrouxa regra

Carlos Zarattini (PT-SP) diz que entrega texto na terça (15) com nova redação do artigo 11

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A proposta de mudança da Lei de Improbidade deve ser entregue sem prever a polêmica retirada de um dos seus principais artigos, de número 11.

Segundo o relator, Carlos Zarattini (PT-SP), o dispositivo terá uma nova redação. A primeira versão do projeto excluía todo o trecho da lei e recebeu críticas de especialistas por abrir brecha para condutas como o nepotismo, além de afrouxar regras a serem seguidas por gestores.

Para o petista, a atual redação é “muito aberta” e não dá segurança jurídica.

O artigo 11 classifica como improbidade toda ação ou omissão do gestor no sentido contrário aos deveres da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições. A principal reclamação dos políticos é que o Ministério Público tem enquadrado como improbidade qualquer irregularidade.

“Improbidade é roubo, desonestidade, corrupção, tem que ser feito de forma dolosa, com objetivo de alcançar aquele dano ao patrimônio”, afirma Zarattini. Arthur Lira (PP-AL) tem dito que vai colocar a questão para votação nesta semana.

Mesmo com a manutenção do artigo, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Murrieta, fez críticas e diz que a proposta diminui a chance de punição de enriquecimento ilícito e enfraquece a proteção ao bem público. “Esperamos que seja corrigido antes da aprovação”.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados - Luis Macedo/Câmara dos Deputados

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.