Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Aliados de Marina querem que Lula telefone para obter apoio de ex-senadora, mas petistas rechaçam ideia

Integrantes da Rede cobram o gesto do ex-presidente, porém pessoas próximas de Lula dizem que deve partir da ex-senadora um movimento em direção ao PT

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aliados de Marina Silva (Rede) acreditam que falta um gesto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a ex-ministra declare apoio ao petista. Por isso, defendem que o ex-presidente telefone para a ex-senadora.

A avaliação de que o movimento é necessário vem da constatação de que Marina, que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2014 após perder para Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), tornou-se uma personalidade política e merece a deferência.

Petistas, porém, rechaçam a hipótese e dizem que não há motivo para Lula dar o telefonema. A ex-ministra do Meio Ambiente de Lula já declarou apoio a Fernando Haddad (PT) na disputa pelo governo de São Paulo, mas ainda não anunciou apoio à chapa presidencial do petista.

O pré-candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) ao lado de Marina Silva (Rede) em evento na capital paulista. - Reprodução/ Twitter @Haddad_Fernando

Petistas dizem que se o ex-presidente telefonasse para Marina, seria reconhecer que há um atrito entre o petista e a integrante da Rede o que acreditam não haver. Pelo contrário. Aliados de Lula dizem que foi ele quem a projetou como uma das principais ministras do Meio Ambiente do país.

O problema dela, avaliam, era com o marqueteiro João Santana e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a quem a ex-senadora culpa por terem feito uma campanha agressiva contra ela em 2014.

Além disso, aliados de Lula afirmam que já o petista já fez gestos públicos ao dizer que gostaria que ela estivesse em evento da Rede em maio e também por meio de Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao governo paulista já elogiou e buscou atrair Marina para sua aliança em São Paulo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas