Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant
Imagem ambiental do Brasil no exterior é obstáculo para produtos, afirmam empresários
Em levantamento da CNI, apenas 20% disseram acreditar que estão mais avançados em sustentabilidade do que empresas do exterior
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Para a maior parte dos empresários brasileiros (56%), a imagem do Brasil no exterior em relação à questão ambiental representa um obstáculo para os produtos nacionais lá fora, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Esse percentual foi ainda maior em 2021, equivalente a 69%. A maioria (52%) diz acreditar ainda que a imagem relacionada às questões sociais também impacta no comércio exterior.
No campo da sustentabilidade, apenas 20% dos executivos brasileiros consultados afirmam crer que a suas empresas estão mais avançadas que as do exterior na área.
Na comparação com o mercado nacional, a perspectiva é mais otimista: para 57% dos empresários, a atuação da sua indústria está mais avançada que as demais do mesmo segmento no país.
A Pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI entrevistou, por telefone, executivos de 1.004 empresas industriais de pequeno, médio e grande porte de todos os estados brasileiros.
Dentro de cada região, a amostra foi controlada pelo porte das empresas e setor de atividade, além da proporcionalidade em relação ao quantitativo nos estados.
Encomendada ao Instituto FSB Pesquisa, as entrevistas foram realizadas entre os dias 6 e 21 de outubro de 2022.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters