Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu transição de governo

PT acena com ministério a Republicanos em troca de adesão velada

Partido ligado à Igreja Universal precisaria entregar cerca de metade dos votos de uma bancada de 41 deputados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Integrantes do PT enviaram emissários ao presidente do Republicanos, Marcos Pereira, com uma sondagem para a legenda aderir à base do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pela proposta, não seria necessária uma adesão explícita — bastaria o partido entregar de 20 a 25 dos 41 votos que tem na Câmara em pautas importantes. Em troca, poderia ocupar um ministério e, por afinidade, o cotado para o cargo seria o deputado Silvio Costa Filho (PE).

Presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP) em sessão do Congresso (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) - Waldemir Barreto/Agência Senado

Marcos Pereira ponderou que não teria como entregar esses votos. Pelo perfil da bancada eleita, no máximo de 10 a 12 parlamentares poderiam ter alguma simpatia ao governo eleito.

Além disso, o Republicanos vem construindo um posicionamento mais à direita ao longo dos últimos anos e até mesmo uma nota na qual a bancada da Câmara se declarou independente, e não de oposição a Lula foi cobrada por apoiadores nas redes sociais.

O Republicanos, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, fez parte da coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição e elegeu o futuro governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tido hoje como uma das principais lideranças da direita.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas