Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

MDB da Câmara quer ocupar principais cargos do Ministério das Cidades

Partido quer modelo 'porteira fechada", que tem oposição do PT e PSOL; ex-ministros Leonardo Picciani e Maurício Lessa devem ocupar posições

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

De volta ao primeiro escalão do governo, o MDB deve resgatar políticos não eleitos para a composição dos cargos no segundo escalão.

No Ministério das Cidades, a ambição do partido é ocupar os principais cargos da pasta, que será chefiada pelo presidente do diretório do Pará, Jader Filho. O modelo é conhecido como "porteira fechada", mas tem a oposição de legendas de esquerda, que pretendem influenciar sobretudo na área de habitação.

A bancada do partido na Câmara pretende fazer duas indicações. Uma é Hildo Rocha (MA), que não conseguiu se reeleger em 2022 e deve assumir a Secretaria-Executiva.

Leonardo Picciani em jantar de confraternização dos ex-ministros do Governo Temer (Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress) - Folhapress

A segunda seria o ex-ministro dos Transportes Maurício Quintella Lessa (AL) para a Secretaria de Habitação, responsável pelo Minha Casa Minha Vida e uma das principais apostas do governo petista. Ele ficou como primeiro suplente na Casa.

Há a expectativa ainda de indicação do ex-ministro do Esporte Leonardo Picciani para a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e outra do presidente do partido, Baleia Rossi, para a Secretaria de Mobilidade.

O Ministério das Cidades foi disputado por partidos de esquerda, como PSB, com Márcio França e o PSOL, de Guilherme Boulos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas