Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu forças armadas

General Heleno diz que envolvimento do GSI em plano golpista é mentira

Senador disse ter ouvido de Bolsonaro que a pasta emprestaria equipamentos de espionagem

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ministro-chefe do Gabinete Segurança Institucional durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o general Augusto Heleno diz ser "mentira" qualquer envolvimento de sua pasta ou da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no plano golpista denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e tentar mudar o resultado das eleições.

"É mentira qualquer envolvimento do GSI ou da Abin, como instituições, nesse 'plano'. Eu jamais tomei conhecimento de qualquer ação nesse sentido", disse Heleno em mensagem ao Painel.

General Augusto Heleno, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional de Jair Bolsonaro, durante cerimônia de lançamento do Plano Safra 2022/2023, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-29.jun.2022/Folhapress

O senador afirmou que, em encontro com Daniel Silveira e Bolsonaro, o ex-deputado federal propôs que ele gravasse o ministro do Supremo e tentasse arrancar dele alguma contradição que possibilitasse a sua prisão. O objetivo do plano, segundo do Val, seria desencadear uma ruptura a ponto de Lula (PT) não assumir a Presidência.

Em entrevista à revista Veja, Do Val disse que Bolsonaro afirmou que o GSI e a Abin cuidariam do suporte técnico, fornecendo equipamentos de espionagem.

Durante transmissão nas redes sociais, o senador disse que a revista publicaria reportagem mostrando que Bolsonaro tentou coagi-lo a "dar um golpe de Estado junto com ele".

Horas depois, questionado pela Folha, o senador recuou na acusação direta e disse que Bolsonaro "só ouviu" o plano do ex-deputado federal Daniel Silveira e afirmou que iria pensar a respeito.

Apesar disso, Do Val contou à reportagem que se encontrou com os dois porque recebeu uma ligação do próprio ex-presidente da República e que entrou no local da reunião em um carro da Presidência.

O senador Marcos do Val em coletiva de imprensa em seu gabinete, nesta quinta-feira, sobre o plano de Silveira - Pedro Ladeira/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas