Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Líder do PL promete espaços para esquerda caso Marinho ganhe no Senado

Carlos Portinho promete discutir forma de incluir a proporcionalidade como critério de distribuição dos cargos no regimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), promete que partidos de esquerda, como o PT, terão espaços na Mesa Diretora e em comissões de destaque caso Rogério Marinho (PL-RN) vença a disputa pela presidência da Casa.

"A gente quer que na Mesa todos os partidos tenham representatividade, inclusive a esquerda, porque é isso que a gente quer: recuperar a harmonia e o respeito do Senado Federal. Se a gente quer isso, e o equilíbrio dos Poderes, a gente tem que começar internamente. Isso não é demagogia, é fato", sustenta.

Dessa maneira, o PSD de Rodrigo Pacheco (MG), adversário Marinho, também seria contemplado, garante Portinho.

Líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ) em pronunciamento. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado) - Jefferson Rudy/Agência Senado

Tradicionalmente, os espaços são definidos por acordo respeitando o tamanho das bancadas — as maiores têm preferência de escolha.

Na eleição de Davi Alcolumbre (União-AP), no entanto, após uma disputa acirrada com Renan Calheiros (MDB-AL), a regra foi quebrada em decorrência das fissuras deixadas pelo embate. Mesmo na escolha de Rodrigo Pacheco em 2021, já mais consensual, houve divergências e para alguns cargos foi preciso levar a decisão ao voto.

Agora, Pacheco, tido ainda como o favorito, tem dito que não deixará o PL completamente sem espaço, mas a legenda terá de concorrer no voto pelos postos de menor destaque. Os aliados do mineiro apontam como um dos principais fatores a campanha agressiva de Marinho, com apoio de um exército digital nas redes sociais.

Ainda apontado como azarão, o senador pelo Rio Grande do Norte tem defendido a proporcionalidade. Seus interlocutores afirmam se tratar, também, de uma questão de sobrevivência: caso se eleja, precisará conquistar o apoio de partidos da base de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ter capacidade de articulação interna.

Portinho defende ainda que o Senado discuta uma forma de garantir no regimento interno que a proporcionalidade seja respeitada todos os anos. "Vamos discutir com os senadores qual é o melhor caminho para que no regimento isso esteja garantido e a gente possa, nas eleições futuras, preservar a harmonia e afastar essas disputas. Deixa elas para dentro dos partidos para a indicação dos nomes, mas preservando assim, o Senado."

Como o Painel mostrou, as negociações de Rodrigo Pacheco por sua reeleição já passam pela distribuição de cargos e das presidências das comissões. Davi Alcolumbre, por exemplo, deve comandar novamente a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A de Assuntos Econômicos deve ficar com o PSD, e a de Relações Exteriores com o MDB, provavelmente, Renan Calheiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.