Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Podemos não deve aplicar sanções a Marcos Do Val

Senador apresentou versões diferentes para uma suposta tentativa de golpe com a participação de Bolsonaro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O Podemos, partido ao qual é filiado o senador Marcos do Val (ES), não deve aplicar sanções ao parlamentar. Internamente, embora o comportamento tenha sido reprovado, a avaliação é de que já há investigações em curso na Justiça pelas quais ele terá de responder.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a abertura de um procedimento para apurar suspeita da prática dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação contra ele.

O senador Marcos do Val fala com a imprensa sobre a denúncia de proposta do ex-deputado Daniel SIlveira de um plano para gravar o ministro do STF Alexandre de Moraes e desacreditar o processo eleitoral. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Inicialmente, o senador fez uma live afirmando ter sido coagido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a dar um golpe, depois atribuiu o plano ao ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Na terça-feira (7) afirmou ao ativista Ronny Teles ter "manipulado o noticiário nacional". A declaração foi revelada pelo jornal O Globo.

Lideranças do Podemos descartam acionar o Conselho de Ética do partido contra o senador. Para que ele responda por procedimento, seria necessário que algum filiado protocolasse uma representação, mas as denúncias estão sendo consideradas tão "sem pé, nem cabeça", que a percepção é de que não valeria o desgaste.

Em caso de sanção, a última instância seria a expulsão do partido, como aconteceu com o ex-deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei. Mas o Podemos encolheu nas últimas eleições. Na Câmara, caiu de 17 para 12 deputados; no Senado, caiu de oito para quatro, após defecções

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas