Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Descrição de chapéu Haiti

Defensoria da União pede na Justiça dispensa de visto para haitianos autorizados a reunião familiar

Órgão diz que processo do Itamaraty para liberar entrada é muito lento

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com ação judicial pedindo a dispensa de visto de entrada para haitianos que já têm autorização prévia do governo brasileiro para vir ao país por motivo de reunião familiar.

Haitianos em igreja no bairro do Glicério, em São Paulo - Folhapress

A principal justificativa é a demora do Ministério de Relações Exteriores em conceder o visto, procedimento que tem levado meses e até anos.

Segundo a DPU, após o reconhecimento do direito de residência no Brasil pelo Ministério da Justiça, os familiares no Haiti ficam em uma espécie de limbo, sem serem contatados pela embaixada no país caribenho.

"Cria-se expectativa de concretizar a reunião familiar, mas após toda a diligência por parte dos requerentes, os vistos não são emitidos e milhares de pessoas ficam sem resposta", diz a defensora pública federal Carolina Balbinott, uma das autoras da ação.

A DPU sugere a consolidação de uma lista pelo Ministério da Justiça e o Itamaraty, com as autorizações de residência prévia já concedidas aos haitianos.

"Com base na lista fornecida por nota diplomática, o governo do Haiti e suas autoridades migratórias e de aviação civil ficam cientes da possibilidade de entrada regular das pessoas ali indicadas no território brasileiro, sem risco de repatriação, negativa de pouso de voos ou eventuais multas", diz o texto da ação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas