Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Descrição de chapéu inss

Governo bate cabeça sobre falta de atualização do boletim da Previdência Social

Dados sobre benefícios que auxiliam na formulação de políticas públicas não são publicados desde fevereiro

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Ministério da Previdência Social, Dataprev e INSS batem cabeça a respeito da responsabilidade pela falta de acesso a dados que municiam a publicação do Boletim Estatístico da Previdência Social, que não é divulgado desde fevereiro.

O boletim apresenta dados sobre benefícios administrados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o fluxo de caixa do Fundo do Regime Geral de Previdência Social e informações de indicadores econômicos e dados populacionais, o que ajuda a monitorar gastos com os benefícios e as contas públicas.

Fachada de agência da Previdência Social localizada em São Paulo

Os dados são usados pelo Ministério da Previdência para formulação de políticas públicas. Questionada sobre por que o boletim não é publicado desde fevereiro, a pasta afirmou que "depende de acesso ao Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe) para produzir os periódicos estatísticos". "O Ministério aguarda o envio de logins e senhas de acesso ao Suibe pela Dataprev", indicou.

Já a Dataprev, empresa pública de tecnologia do governo, diz que opera os acessos ao Suibe sob autorização e critérios estipulados pelo INSS, órgão gestor do sistema.

"O Suibe, antes acessível por senha e login, teve sua política de segurança atualizada, passando a exigir certificado digital, criptografia e validação de duas etapas por VPN", afirma. "Os acessos autorizados da Administração Pública Federal ao Suibe estão sendo concedidos de acordo com a atualização desses requisitos pelos usuários."

Após a publicação da nota, o INSS informou que nesta quinta-feira (25) "a Dataprev passou a credenciar e distribuir senhas de acesso aos servidores da Secretaria do Regime Geral de Previdência Social do MPS." "A medida permite a retomada das extrações de dados necessárias à elaboração do BEPS", indica o órgão.

No final de junho, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou à Folha que dados sigilosos de milhões de beneficiários do órgão ficaram expostos a usuários externos, que puderam acessar as informações sem o devido controle do órgão.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas