Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

TRE mantém apoio do União Brasil a prefeito de Campinas

Partido está rachado, com diretório estadual defendendo aliança com Rafa Zimbaldi; decisão é vista como derrota de grupo de Milton Leite

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo deu decisão favorável à executiva municipal do União Brasil em Campinas para que seja mantido o apoio do partido ao prefeito Dário Saadi (Republicanos), que busca a reeleição.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, do Republicanos - Folhapress

A decisão é uma derrota para o diretório estadual do União, que defendia o apoio à candidatura de Rafa Zimbaldi (Cidadania), com a indicação pelo partido do cargo de vice na chapa.

A legenda vive um racha na cidade do interior. Nos últimos dias, foram realizadas convenções de grupos rivais que trabalham pelo apoio a Saadi e Zimbaldi.

A decisão judicial representa uma derrota para o grupo ligado ao presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite, que controla o diretório estadual.

Entre os apoiadores do prefeito, avalia-se que Leite tentou retirar o apoio a Saadi como recado ao governador Tarcísio de Freitas, também do Republicanos.

O presidente da Câmara estaria insatisfeito com o chefe do Executivo estadual desde a operação do Ministério Público que apontou elo de empresas de ônibus de São Paulo ligadas a Leite com o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Leite afirma ao Painel que o partido apoiará Zimbaldi e que os três vereadores do União Brasil (Rodrigo da Farmadic, Edison Ribeiro e Major Jaime), representantes da ala que apoia Saadi, formalizaram apoio ao atual prefeito à revelia do presidente municipal e da cúpula do partido.

Dessa forma, afirma, não seguiram os trâmites burocráticos obrigatórios, e a decisão do TRE-SP deverá ser revertida após recurso.

Leite diz que os vereadores serão expulsos do partido e não poderão mais disputar reeleição pela sigla neste ano. O vereador paulistano é tesoureiro do diretório estadual do União Brasil, e seu filho, o deputado federal Alexandre Leite, é presidente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas