Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Sem poder se movimentar, empreendedor faz mapeamento de calçadas

Portador de doença degenerativa, Ricky Ribeiro criou portal sobre mobilidade urbana

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

empreendedor Ricky Ribeiro, criador do portal Mobilize, lança em setembro a segunda edição da campanha Calçadas do Brasil, que avalia a “caminhabilidade” em todas as capitais. O anúncio foi feito na última terça (28), na FGV-SP.

As equipes classificarão a mobilidade do entorno de 800 edifícios públicos, analisando itens como calçadas, sinalização para pedestres, poluição acústica e atmosférica, arborização e paisagismo e também a segurança para quem caminha ou circula com carrinho de bebê ou cadeira de rodas, por exemplo.

A escolha por essa categoria específica de "objeto de estudo" se deu por um motivo curioso. Ao questionar as prefeituras ao longo do período de apuração da primeira edição da campanha, a resposta era quase sempre a mesma: a responsabilidade da calçada era do proprietário do imóvel a ela circunscrito, e não do poder público.

O Mobilize, então, decidiu "colocar o dedo na ferida" e fazer as análises apenas em prédios de órgãos públicos.

Ricky Ribeiro em palestra na FGV-SP sobre mobilidade urbana - Divulgação

Segundo Ribeiro, essa nova edição traz alguns avanços em relação ao primeiro estudo, lançado em 2012. 

"A principal novidade é a metodologia mais ampla, baseada no conceito de 'caminhabilidade', desenvolvida em conjunto com diversas organizações que atuam com mobilidade a pé", explica.

Ao todo, participam 167 pessoas, distribuídas em todas as capitais do país, que já estão finalizando as avaliações. Os resultados serão compilados e disponibilizados a partir de setembro. 

E o projeto não para por aí. Segundo Ricky, a ideia é ampliar a iniciativa de forma colaborativa.

"Queremos aproveitar também a rede grande e qualificada, que foi criada com o objetivo de avaliar as calçadas, para gerar conteúdo", afirma. 

Mobilize Brasil

O Mobilize Brasil, criado em 2011, também está com novidades. Primeiro e maior portal sobre mobilidade urbana e sustentável do país, o Mobilize está desenvolvendo agora uma área de prestação de serviços, visando a sustentabilidade financeira da iniciativa. 

"Como ONG, dependemos de patrocínio, doações e vendas do livro "Movido pela Mente" [escrito por Ricky Ribeiro e Gisele Mirabai]. Oferecer serviços deve contribuir para diversificarmos nossas fontes de receitas", diz. 

Entre esses serviços, estão a realização de palestras, reportagens, vídeos, estudos e levantamentos voltados aos temas de mobilidade urbana.

Para mais informações, acesse o site do Mobilize Brasil

​Sobre Ricky Ribeiro

Ricky Ribeiro é administrador de empresas formado pela FGV-SP e mestre em Sustentabilidade pela Universidade Politécnica da Catalunha.

Foi diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica) aos 28 anos— doença que consome os músculos progressivamente, levando do paciente a capacidade de andar, digitar, falar e até respirar. Atualmente, para se comunicar e gerir a iniciativa, ele escreve com os olhos, usando um leitor ótico.

Autor do livro “Movido pela Mente”, ele agora se desloca usando a Permobil —mesma cadeira de rodas elétrica que era utilizada pelo físico Stephen Hawking. O veículo, feito sob medida, foi adquirido por US$ 40 mil em 2017, através de um crowdfunding organizado por amigos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas