Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Distribuidora vai compensar cobrança de energia a mais na pandemia
Enel reduziu leitura presencial de medidores e tem cobrado o valor médio de consumo dos últimos 12 meses
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Luz apagada A distribuidora de energia Enel afirma que, após a pandemia, vai compensar a conta paga a mais por consumidores não residenciais, como estabelecimentos comerciais, que estiverem sendo cobrados pela média de consumo anterior à quarentena, ou seja, quando as atividades estavam em pleno funcionamento. Por causa do avanço do coronavírus a empresa reduziu as leituras presenciais dos medidores na região metropolitana de SP para evitar o risco de contágio.
Contato A Enel diz que, neste momento da pandemia, só está fazendo a leitura do medidor nos casos em que não há risco para a segurança de seus clientes e funcionários, após autorização pela Aneel.
Média Nos casos em que a leitura não está sendo feita, a conta de energia tem sido emitida pela média do consumo dos últimos 12 meses ou pela autoleitura, em que o próprio cliente mensura e informa à Enel SP.
Faça você mesmo “Para os clientes faturados pela média, quando a leitura for retomada pela distribuidora ou optarem pela autoleitura, a diferença de valor entre o que foi faturado e o que realmente foi consumido será compensada na conta de energia”,
afirma a empresa.
Lente Para fazer a autoleitura, o cliente deve fotografar os números no medidor e envia para a distribuidora.
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