Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Reforma tributária

Marcos Cintra diz que Maia hoje ataca, mas votou a favor de CPMF no passado

Presidente da Câmara afirma que votou porque era para ser a última CPMF

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A escalada retórica entre os opositores e os defensores da CPMF esquentou nesta sexta-feira (31). A declaração feita por Rodrigo Maia, na quinta, de que votaria contra a proposta e ainda influenciaria alguns congressistas a acompanhá-lo irritou os setores que pedem a volta do tributo. O ex-secretário da Receita Marcos Cintra alfinetou lembrando que o atual presidente Câmara, que hoje se opõe à CPMF, já votou a favor dela em 1999 e 2002.

"Eu era deputado também, e ele votou a favor da CPMF, guiado pelo PFL, que na época fazia parte da base do Fernando Henrique. Se ele é tão convicto do purismo ideológico, então eu estou questionando: por que votou?", disse Cintra.

A resposta de Maia: "Porque o acordo era que estávamos votando a última CPMF. Em 2007, eu votei contra, e o DEM [partido do presidente da Câmara hoje] comandou a campanha Xô CPMF".

O ex-secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra - Pedro Ladeira/Folhapress


Um dos maiores entusiastas do tributo, Cintra também se incomodou com uma declaração do fundador do partido Novo, João Amoêdo. À coluna, Amoêdo disse que "se CPMF fosse bom, seria adotado pela França, não pelo Paquistão".

Cintra, então, rebateu: "Se o IVA fosse bom, seria adotado pelos EUA. E não pela Índia e pelo Brasil", disse.

O IVA é o Imposto sobre Valor Agregado, que está na PEC 45, proposta de reforma tributária que tramita na Câmara com o apoio de Rodrigo Maia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas