Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Itamaraty

Mudança em acordo sobre patentes pode prejudicar vacinas, diz Itamaraty

Grupo de países em desenvolvimento propôs a outros membros da OMC o relaxamento de obrigações previstas pelo tratado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta quarta (18) que mudanças no tratado internacional que protege patentes de medicamentos, conhecido pela sigla Trips, poderiam prejudicar as pesquisas em andamento para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

Um grupo de países em desenvolvimento, liderado pela África do Sul e pela Índia, propôs aos outros membros da Organização Mundial do Comércio o relaxamento de obrigações previstas pelo tratado para garantir o acesso dos países mais pobres às vacinas e outros tratamentos, mas o Brasil alinhou-se aos países ricos na discussão.

"O Brasil não apoiou a iniciativa por entender que interferiria no equilíbrio entre obrigações e direitos no acordo", afirmou o ministério. Segundo a pasta, o tratado é flexível o suficiente e permite a quebra de patentes, expediente ao qual o Brasil recorreu para o tratamento da Aids.

As discussões sobre a flexibilização do tratado deverão ser retomadas nesta sexta-feira (20). Segundo o Itamaraty, a maioria dos países em desenvolvimento ainda não se manifestou sobre a proposta e outros apresentaram objeções como o Brasil, incluindo Chile, Turquia, China, Equador e Costa Rica.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas