Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Gigantes do varejo avançam em compromisso ambiental
Magalu passa a receber produto usado para reciclagem; Americanas promete carbono neutro em 2025
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
As gigantes do varejo Magazine Luiza e Americanas lançam novos compromissos ambientais nesta semana.
O Magalu passa a receber equipamentos usados, como celular, TV e geladeira, para descarte correto ou reciclagem. Ao todo, 33 lojas de São Paulo já têm pontos de coleta, e a meta é chegar a 500 até o fim do ano no país.
Os eletrodomésticos e eletrônicos levados pelos clientes serão recolhidos pela Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos).
“A gente não fabrica os eletrodomésticos, mas a gente vende. Então, não dá para se ausentar”, diz a gerente de reputação do Magalu, Ana Herzog.
Já a Americanas quer se tornar carbono neutro até 2025. Para isso, tem investido em frota de veículos limpos, como tuk-tuks elétricos e bicicletas, e em projetos na Amazônia, que desde 2019 evitaram a emissão de 1,4 milhão de toneladas de gás carbônico, segundo a empresa.
A meta para 2030 é usar somente energia limpa em todas as lojas físicas, projeto que já alcança 30%.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters