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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Donos de restaurantes dizem que foram adicionados ao Rappi sem autorização

Estabelecimentos afirmam estar preocupados porque têm contrato de exclusividade com iFood

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São Paulo

O aplicativo de entrega Rappi tem adicionado restaurantes em sua plataforma sem pedir autorização dos donos dos estabelecimentos nem avisá-los. Mesmo após os pedidos de remoção, a ativação volta a acontecer, segundo donos de restaurantes que dizem estar preocupados porque têm contrato de exclusividade com a concorrência do Rappi.

Nesta semana, o restaurante taiwanês Mapu tornou pública a reclamação na internet. “Pela terceira vez, vocês criaram sem a nossa autorização uma 'loja' do Mapu em seu aplicativo. Além de ferir nosso contrato de exclusividade com o iFood, a operacionalização dessa 'loja' não contempla os cuidados que zelamos com o nosso serviço”, escreveu.

Aplicativo de entrega Rappi tem adicionado restaurantes à plataforma sem autorização - Gabriel Cabral/Folhapress

O Rappi respondeu pedindo desculpas e dizendo que ativa apenas estabelecimentos nos quais confia, com a intenção de ajudar as pessoas. “Por este motivo disponibilizamos o restaurante em nosso app sem nenhum custo e apenas com informações públicas”, escreveu o aplicativo.

O proprietário do restaurante, Duilio Lin, diz que o iFood se ausentou do caso, porque o contrato determina que a responsabilidade de tomar algum tipo de ação em relação à quebra de exclusividade é do estabelecimento.

Já o Sabah, de comidas árabes, diz que foi ativado sem autorização pelo menos cinco vezes neste ano. “O restaurante fica em uma situação delicada. Prejudica minha operação, os clientes e os motoboys do Rappi, e eu ainda corro risco de pagar multa por violar o contrato de exclusividade com o iFood”, diz o proprietário, Bruno Sabbag.

Segundo os donos dos restaurantes, os pedidos chegam também por telefone e pelos motoboys, na porta do estabelecimento.

O Tocco Burger, de São Paulo, aparece com frequência no Rappi desde março. “O cardápio que aparecia era o novo, com produtos lançados no mês, exatamente como estava no iFood, inclusive com alguns erros de português”, diz Rodolpho Daruis, dono do restaurante, que soube que estava no aplicativo por um cliente.

Segundo ele, o Rappi parou de responder aos pedidos de remoção. "Caso o restaurante entre de novo no aplicativo, eu não vou avisar mais. Vou entrar direto com ação judicial", afirma.

Procurado pelo Painel S.A., o Rappi diz que "reitera seu compromisso com o ecossistema de delivery, visando atender às necessidades dos consumidores e gerando oportunidade para todos os restaurantes da América Latina".

com Mariana Grazini e Andressa Motter

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