Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Rappi faz acordo para reduzir taxa de restaurante na crise da pandemia

Medida foi tomada após negociação com representantes do setor em crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Rappi anuncia nesta quarta (24) que vai reduzir as taxas cobradas dos restaurantes.

A medida é resultado de um acordo com a Abrasel e a ANR, associações representantes de bares e restaurantes que vinham pressionando por melhores condições para ajudar os estabelecimentos em dificuldade.

A partir do início de abril, e até o final do ano, o teto para as comissões recebidas pelo aplicativo ficará em 5% quando entregas forem feitas pelo próprio restaurante. Nos casos em que elas ficarem sob responsabilidade da empresa, serão de no máximo 18% até o final do semestre.

A Rappi não informou quanto cobra em média dos restaurantes, mas diz que, em muitos casos, o desconto faz a taxa cair pela metade. As negociações são feitas caso a caso.

Em 11 de março, dias após São Paulo regressar à fase vermelha das medidas de contenção da pandemia, o iFood reduziu de 23% para 18% as taxas cobradas dos restaurantes que usam o serviço de entregas da empresa. E baixou de 12% para 11% no caso dos que fazem as próprias entregas. A medida tem validade até o final de março.

O Uber Eats lançou ações de apoio em fevereiro, entre elas a isenção da taxa quando clientes buscam a refeição no restaurante após comprar pelo aplicativo e a possibilidade de que façam doações para eles a partir do aplicativo.

Com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.