Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Lançamento de novos produtos, que despencou no início da pandemia, ensaia recuperação
Tendência de retomada ainda é gradual, diz entidade que acompanha abertura de códigos de barras
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O lançamento de produtos no mercado, que havia despencado quando a pandemia chegou no ano passado, ensaia recuperação, segundo o indicador da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que mede os pedidos de novos códigos de barras. O índice subiu 24,5% em junho em relação ao mesmo mês de 2020 e 18,5% em todo o primeiro semestre ante igual período do ano passado. A tendência de retomada na intenção das empresas de lançar novos produtos ainda é gradual.
Segundo a GS1 Brasil, ainda não é possível assegurar a recuperação das quedas sofridas em 2020, mas o indicador caminha neste sentido. Na comparação mensal, junho chegou a cair 0,8% em relação a maio no dado livre de efeitos sazonais. No acumulado de 12 meses, a alta fica em torno de 13%.
O indicador da intenção de lançamento acompanha outros índices, como a confiança. O choque do início da pandemia no ano passado atingiu especialmente os setores têxtil e de vestuário, mas até os mercados de alimentos e bebidas, que geralmente são mais resilientes, se retraíram.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
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